Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Examine-se a si mesmo



Texto - 1 coríntios 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
2 coríntio 13:5 - Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé

Introdução - Muitos de nós ao vermos um novo irmão (recém convertido), o examinamos com olhos de “fariseu/escribas”, analisamos suas roupas, seus modos, e nos esquecemos das palavras de Cristo que nos devemos amar ao próximo como Ele nos amou.
Examinar tem a idéia de "testar a si mesmo".
·         Olhar para dentro: Não fomos chamados para examinar os outros, mas a nós mesmos.

O Apóstolo Paulo nos convida ao autoexame:
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.” (1Co 11.28).
O momento que participamos da ceia do Senhor é um momento mais que oportuno para avaliarmos qual tem sido nosso procedimento diante do Senhor.
É bom examinar-nos a nós mesmos com a Palavra de Deus, pois é um dever de todo cristão.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo.
Nisso entendemos que é bom nos examinar a nós mesmos não somente antes de tomar a Ceia do Senhor.          -      Mas a cada dia devemos analisar a nos mesmo.
É necessário nos prepara espiritualmente, previamente antes de sermos julgados
Previamente = antecipadamente
É necessário, pois Deus vai nos examinar.
Deus sonda e conhece o nosso coração
1 – cada um de nós iremos prestar conta a Deus de nos mesmo. (não de alguém)
MUITOS DIZEM: EU NÃO TENHO DE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM! DA MINHA VIDA

“FAÇO O QUE QUERO; NÃO PRECISO DE NINGUÉM;

Mas todos os seres humanos devem prestar contas de “toda palavra fútil”
Mateus 12: 36 - Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.
37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

A palavra fútil = leviano = palavras precipitadamente

Um dia, mais cedo ou mais tarde, cada um de nós seremos chamado a prestar contas, da nossa vida, a Deus.
Não interessa que creiamos ou não nisto.
Esta é a verdade que Deus nos ensina na Sua Santa Palavra.
Nos não vamos prestar conta de nossos filhos, irmãos, nem parentes.
Nos iremos prestar conta a Deus de nos mesmo, dos nossos erros.
Muitas das vezes não olhamos os nossos erros, e muitas das vezes só enxergamos os erros dos outros.
Mateus 7:5 - Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Obs. Trave = argueiro = representa o pecado que pode cegar.
O pecado é como uma trave ou argueiro que nos impede de ver a Deus.
- O cego Bartimeu não enxergava, mas Jesus fez enxergar.
Todo homem era como o cego Bartimeu, cego – há um Hino do cantor cristão que diz –
Oh ! tão cego eu andei, e perdido vaguei,
Longe, longe do meu Salvador.
Mas da glória desceu e seu sangue verteu 
Prá salvar um tão pobre pecador.

Foi na cruz, foi na cruz, onde um dia eu vi,
Meu pecado castigado em Jesus.
Foi ali pela fé, que meus olhos abri,
E eu agora me alegro em sua luz.

A mensagem desta noite é para que cada um de nos:
2 –Examine-se a si mesmo, se o pecado tem impedido de ver a Cristo
a)    Examine-se a si mesmo se esta em comunhão com Deus
1 João 1:6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade;
Diga – é impossível manter comunhão com Deus e viver na pratica do pecado
Lamentações de Jeremias 3: - 39   -  Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados?40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, e voltemos para o Senhor.

Aquele que tem comunhão com Deus vive em santidade na presença de Deus e dar frutos.
b)    Examine-se a si mesmo - você tem dado frutos?
Você tem dado frutos na presença de Deus?
 Não podemos produzir frutos a menos que estejamos ligados a videira!
Ninguém pode dar fruto sem Jesus – Jesus é a videira nos somos os ramos
Como produziremos de fato, frutos na presença de Deus? 

 Andando em espírito
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Nos diz gálatas 5:16

Se você tem o Espírito Santo de Deus, você produzirá bons frutos, e estes frutos são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
O Senhor se agrada daqueles que o adoram em Espírito e em Verdade,
Mas quem anda na carne produz frutos da perdição, mas quem anda no Espírito produz os frutos do Espírito Santo! 

Que tipo de fruto nos temos produzidos? - examine-
  
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3:10 

Jesus foi quem fez a boa obra em nos
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16 
Mateus 7: 16 Pelos seus frutos os conhecereis.
 V: 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

c)    – Examine-se a si mesmo – Será que temos feito mais o desejo de Deus ou o nosso desejo próprio.

O sexo, o dinheiro, o mundo, os vícios, tem desviado ou impedido de buscar a Deus – examine-se a si mesmo.
Ex. O jovem rico foi impedido de segui a cristo pois o seu coração estava em primeiro lugar as riqueza.

Mateus 5:   -   29   Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.

Examine-se a si mesmo
Cera que todos nos temos certeza de vida eterna?

Todos os cristãos devem examinar-se a si mesmo para ver se a salvação é uma realidade  na vida de cada um.

2 coríntio 13:5 - Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé
Conclusão  - com os olhos fechados, pergunte a você mesmo.
Eu estou em comunhão com Deus, e com meus irmãos realmente?
Eu tenho dado bons frutos realmente?
Eu tenho feito, mas o meu desejo ou o desejo de Deus?
Realmente eu tenho certeza de vida eterna?
Que haja um verdadeiro arrependimento nesta hora
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento - Lucas 15:7
Santa Ceia é momento de avaliar. Avalie-se a si mesmo e passe a andar, a partir de hoje, de forma santa diante do Senhor, abençoado por seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário