Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Cristo a Videira Verdadeira


.
 A “Videira” Divina transformou água em vinho em Cana da Galiléia
Mais tarde a “Videira” Divina transformou vinho em Seu Sangue Precioso na última ceia.      
  - Quando ele Amostrando o vinho -   ( E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que por muitos é derramado. Nos diz Marcos 14:24 )

Vamos ver nesta mensagem.  - “A relação entre Cristo e os cristãos”

A Videira e os Ramos


Videira  = planta que dá uvas
Texto Bíblico: João 15.1-10 – 1  Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2  Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3  Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4  Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5  Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
9  Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Disse Jesus aos seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (João 15.1).
Introdução: Jesus utilizava figuras  para falar de fatos espirituais.
Jesus é a videira verdadeira! Nesta passagem vemos que Jesus faz uma analogia entre ele e uma videira.

 Na videira, todos os ramos são unidos,  ( Nos temos que esta unido )
 Cada ramo tem o seu papel, levar o alimento em abundância para que os ramos cresçam e dêem frutos.

Quando um ramo não está cumprindo o seu papel, ele está sendo inútil para a vida da árvore, fazendo com que os outros ramos fiquem anêmicos.           

Esta palavra Jesus falou porque Grande parte da sua obra pessoal na terra já estava concluída.
Era chegada a hora de passar mais responsabilidades aos discípulos.
Dentro de poucos dias, Cristo teria que subir  ao céu.
Jesus passou aos seus seguidores a tarefa de frutificar, dando continuidade ao que ele mesmo vinha fazendo. – hoje Jesus espera de cada um de nos a frutificação.
 A videira frutifica através de seus ramos. Hoje, Cristo age na terra por meio da sua igreja.

Diga - Cristo é “a” videira e não “uma” videira. (A videira é somente Cristo)
 Ele é a única opção para quem quiser vida espiritual.
 Quem não estiver em Cristo, secará e será lançado ao fogo (João 15.6).




A figura da videira nos traz lições:
1 ) – A unidade entre Cristo e seus discípulos.

Se alguém nos fere, ele também sente. ( encontro de Jesus com Saulo –Saulo Saulo porque me persegue)
Cristo é videira nos o ramos – Jesus sente quando um ramo esta secando
(nos somos dependentes de Cristo)
–A cada dia devemos esta ligados a videira, e que possamos dizer não mais vivo eu mas Cristo vivem em mim.
Os ramos dependem da árvore para terem vida, sustento, crescimento, produção de folhas, flores e frutos.    – em tudo dependemos de Cristo
Todos nos que somos os ramos dependemos da videira que é Jesus
Nenhum cristão pode se julgar independente de Jesus ou dos irmãos.
Um ramo depende também do outro. ( corinho eu preciso de você, você precisa de mim, nos precisamos de Cristo até o fim.)
 Diga - A comunhão é fundamental.
 Desligamento e isolamento trazem a morte.  (quando se tira um ramo do tronco este ramo morre) – Sem Jesus o homem é um morto.
Se todos os ramos forem cortados, o tronco sobrevive e lança renovos.
Cristo sem eu e você é Cristo – nos sem Cristo não somos nada
Cristo é a videira é o tronco – nele pode nascer novos brotinhos
( Muitos pensão assim há sem mim a igreja cai não anda – não meu irmão Sem Jesus que é a videira nos estamos mortos)
Pois sempre haverá um substituto – Mas Cristo a videira é insubstituível –Diga gloria a Deus
Diga -  nenhum ramo sobrevive sem a árvore.
Não podemos abandonar o evangelho e afastar da igreja. Não podemos viver sem Cristo.

Os ramos tem a natureza na árvore. Se estivermos ligados a Jesus, temos a sua natureza em nós
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupçäo, que pela concupiscência há no mundo. (II Pedro.1.4).
Na medida em que a natureza de Adão vai sendo superada, passamos a nos parecer cada vez mais com Jesus.
Cada vez que nos aproximamos de Cristo se tornamos parecidos com Ele
A figura da videira nos traz lições:
2) - Permanência com Cristo, (temos que esta ligado a videira que é Jesus)
No texto lido de João 15
4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Jesus enfatiza o estar em mim é o permanecer é esta ligado
Não basta estar ligado a Cristo por algum tempo. – Temos que permanecer ligado
( Hoje noite de santa ceia  vamos refletir cada um de nos - Serás que estou ligado a videira que é Jesus)
 Nosso compromisso de esta ligado com a videira.
Se não estamos ligados, pois ser afastarmos secamos- morremos
Não podemos esta ligado a Cristo só uma ou duas horas é passar a semana inteira desligado da igreja desligado dos outros ramos distante da arvore que é Jesus.
Os que estão distante do convívio da igreja são os primeiros a dizer a igreja esta fria, esta fraquinha –  Você é que esta desligado da arvore  e do ramos
Desligado da Igreja, e de Jesus, quando damos pouco tempo para o Senhor Jesus
A perseverança é imprescindível para que possamos produzir fruto,
Precisamos ter mais tempo para Jesus  o período necessário para o crescimento do ramo.
 Nenhuma árvore produz imediatamente. Tem que esta ligada sempre com a videira
a)    -Queremos tanto de Deus.
b)    Desejamos tanto ter fé.
Entretanto, é preciso permanecer ligado a Cristo para que tudo o que Deus tem para nós possa acontecer.
João 15 - 7  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Muito quer que Deus esteja dando tudo – mas não quer esta fazendo a vontade de Deus não quer esta liga a videira que é Jesus
Diga a seu irmão – Jesus lhe escolheu para esta ligada a ele e para dar frutos
João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
A figura da videira nos traz lições:



3) – O ramo que não der frutos será cortado do troco da arvore
Jesus nos escolheu para dar frutos, para dar frutos é preciso esta ligado a videira se não, não pode dar frutos e será cortada da videira
João 15: 6  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Mas Jesus Nesta noite quer limpar estes ramos que não esta dando frutos

Jesus disse que o Pai limpa os ramos produtivos para que produzam mais. Nota-se a necessidade de limpeza na vida do cristão
Conclusão - Jesus quer tratar dos seus erros, imperfeições e pecados.
A limpeza se dá por meio da poda, que consiste num processo de retirada de tudo aquilo que está desviando a seiva, a energia, a vitalidade da planta, sejam folhas secas, amareladas, murchas, frutos mirrados ou podres.
A poda é preciso renúncia, para que o fruto novo e sadio possa surgir sem defeito
 Algumas coisas,atividades ou compromissos, ainda que não sejam pecaminosos, podem gastar todo o nosso tempo e energia, de modo que não consigamos nos dedicar a Deus. Isto precisa ser podado.

Embora possua beleza, a videira não é planta ornamental.
  Portanto, sua utilidade está em produzir frutos.
O cristão só será útil para Deus e para a humanidade se produzir fruto
Jesus que é a videira quer florescer mais
Jesus esta te convidando a fazer parte desta videira verdadeira que é Jesus
Você quer fazer parte desta videira, Jesus esta te convidando nesta hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário