Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CHAMADOS PARA UMA INTIMIDADE COM DEUS





CHAMADOS PARA UMA INTIMIDADE COM DEUS

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 22:14)

Diga – muitos são chamados

Muitos são chamados para ter uma vida de intimidade com Deus

Quem faz a chamada é Deus, nos não decidimos por conta própria seguir a Deus.

 Seguimos a Deus porque antes houve um chamado para seguir

Foi Deus quem nos chamou

Deus nos amou primeiro – não foi voz que me escolheste eu vos escolhi a vos   - eu chamei para que dês frutos. E permanecer firme nele.

Ninguém sege a Deus sem um chamado

Texto - Atos- 2 v 39 -  Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.

Introdução – Ninguém pode dizer que segue a Cristo sem ter antes um chamado

Saulo foi chamado para ser apostolo

Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus nos diz 1 Coríntio 1:1

O apostolo Paulo antes era Saulo o perseguidor do povo de Deus, foi chamado por Deus Para ser apostolo.
(15 - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo) (nos diz Atos 9: 15 e 16) 
Saulo, o seu prazer era persegui o povo de Deus
Depois do seu chamado ele tinha prazer de pregar o evangelho,
a)    -  mesmo sendo perseguido,
b)    - mesmo levando açoite de vara, e preso
c)    Mesmo assim ele ainda tinha o prazer de fazer o objetivo do seu chamado.
Deus é quem chama   -    e ele usa como ele quer, ele usa quando quer, -ele quem ele quer.         ----------   ( corinho – se o senhor que te usar daí lugar a teu espírito)
Deus  chamou Paulo para o trabalho de evangelização, ele evangelizou mesmo preso, amarrado num tronco
Diga - Deus chamou a cada um de nos com um objetivo, com um papel para se cumprido aqui na terra.
a)    - Será que temos feito o nosso o nosso papel a qual fomos chamados?
b)    -Será que temos atendido o Seu chamado?
c)    -Será estamos fazendo o nosso papel com alegria, Como Paulo e Silas?

1)    -  Impedimentos para não cumprir o chamado de Deus:

Muitas das vezes queremos dar desculpa para Deus

a)    – Ai vem o Sentimento de incapacidade (eu não tenho capacidade para isso)

b)    - Ai vem o sentimento de inferioridade: (Quem sou eu para ser chamado por Deus? )

Isto são coisas que o inimigo coloca na nossa mente para não cumprir o chamado de Deus

Outro ainda dizem:
c)     Aquela pessoa é melhor do que eu. Ele é quem devia ser chamado para isso não eu.

d)    – Na verdade muitos não quer compromisso:
E vai com sua desculpa de:
 d1) - falta de tempo,
 d2) - eu tenho uma vida agitada,
d3) - Eu estudo, eu trabalho, Eu estou namoro, eu tenho uma família para cuidar,casamento, etc.).

Estas Desculpas podem ser aceitáveis diante do pastor, mas será que são aceitáveis diante de Deus?

Todos nos devemos se conscientizar do nosso chamado
Devemos aceitar o chamado de Deus
Estudo, trabalho, namoro, família, cuidar da casa.Tudo isso é importante,
 mas precisamos nos planejar para que os sonhos que Deus colocou em nossos corações
Devemos ter cuidado com as coisa terrena, para que não nos abafe ao chamado de Deus.
Quando vem as desculpa vem a insatisfação junto com o esfriamento, com um vazio no coração
-  e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24:12).
Quando as pessoas não estão cumprindo o chamado de Deus, vem com desculpa e com Orgulho no coração: 
a)    Orgulho: com Dificuldade de submissão = as pessoas orgulhosas tem dificuldade de submissão.

b)    - Os orgulhosos Querem estar em lugar de destaque, ( se não for eu o líder não aceito)

Estas pessoas não estão cumprindo o chamado de Deus.

2)- Devemos esta atentos para o chamado de Deus
1 Samuel 3: 6 a 11 -   E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7  Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8  O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9  Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10  Então veio o SENHOR, e pós-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11  E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
Deus chamou Samuel para um propósito Especifico
Diga - Devemos está atento para o chamado de Deus
Diga a seu irmão – Deus te chamou com propósito especial

A palavra de Deus nos fala de um homem que foi chamado por Deus Para evangelizar um povo, mas este homem desobedeceu ao chamado.
Diga - Quem não obedece ao chamado de Deus se dar mal.
Este homem era Jonas
Deus é quem Determina no seu chamado a hora e o lugar
 – É Deus que está no controle de tudo.
 - Ás vezes dizemos:  Hoje não eu posso, quem sabe amanhã.
    Amanhã pode ser tarde demais, a hora de fazer a vontade de Deus é agora.
    Não podemos ser como Jonas, que tentou fugir para não fazer a vontade de Deus.
Deus manda-o ir para a cidade de Nínive levar a sua palavra,
 Mas Jonas não gostou do seu chamado
Jonas tentou fugir da presença de Deus
Não satisfeito com o seu chamado pegou um barco para uma cidade chamada Tarsis.
Deus mostrou que o domínio, e o poder esta nas mão de Deus.
O Senhor mandou um forte vento que se transformou em tempestade fazendo com que o barco ficasse a ponto de se romper.
    E os marinheiros se perguntavam o que fazer para acalmar o mar,
 O mar estava agitado.
    Jonas a essa altura já sabia que isso só estava acontecendo por causa de sua desobediência.
Então ele disse:
 - Joguem-me no mar e ele se acalmará!
Jonas sabia que aquela tempestade foi por causa da desobediência do chamado que Deus que tinha feito a ele.
Diga – Devemos obedecer ao chamado de Deus.
Os marinheiros lançaram Jonas no mar, e o mar se acalmou.
a)    - Jonas em pecado queria tirar a sua própria vida,
b)     - Jonas queria fugir da presença de Deus.

Deus ainda teve misericórdia de Jonas e deus um escape para salvar a Jonas.
    Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse.
Que Maravilha Deus mandou um luxuoso submarinho. (o peixe)

 E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
    Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus.
O Senhor ouvindo a oração falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.
    Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive.
E Jonas assim fez.
    Chegando a Nínive pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu.
 Diga a seu irmão – não dar para fugir do chamado de Deus.
    Como vimos, não dá para fugir da presença de Deus.
Todos nos temos um chamado
Diga – eu fui chamado antes de nascer, antes da fundação do mundo.
Gálatas c 1 v 15 - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

Devemos está disposto a cumprir o chamado que Deus nos fez
Devemos ser como Samuel
1 Samuel c 3 v 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve
Conclusão =
a)    - Cada um de nos devemos ser Paulo cumprindo com alegria o chamado de Deus

b)    – Nem um de nos devemos ser como Jonas, desobedecendo o chamado de Deus
– Todos nos devemos esta na posição de Samuel  = Fala, porque o teu servo ouve – esta em desposição.
c)    -  Deus nos chamou, devemos cumprir COM ALEGIA  o chamado.
Não devemos fazer como Jonas fugir do chamado de Deus
Como esta você com o chamado de Deus?
Como está a sua vida espiritual?
 Será que tenho feito a vontade de Deus na minha vida?
Ou será que estou fazendo apenas a minha vontade e esquecendo-se de Deus?
    Pense e reflita e procure fazer a vontade de Deus, pois nada melhor do que fazer a vontade Dele.



  










Nenhum comentário:

Postar um comentário