Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME



No Evangelho de Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Introdução – Seguir a cristo e uma palavra fácil de dizer
 Tomara a cruz e que se torna difícil ao homem.
Renunciar e que e difícil.
- Responda a você mesmo, você já renunciou a tudo para seguir a Cristo?
Tem que haver renuncia
Se não houve renuncia a sua fé é vã,
Antes de tomar cada um de nos a nossa cruz e preciso:
1 - NEGUE-SE A SI MESMO –
Negar a si mesmo é abrir mão de si mesmo de suas próprias vontades.
Negar a si mesmo é deixar de lado: a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. 

 Negar a si mesmo é andar em santidade como “Ele” andou
 Negar a si mesmo é Fazer a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.
A bíblia nos fala de um Jovem rico que perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade.
A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me
O jovem rico não quis negar a si mesmo nem seguir a Cristo
 Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades nos diz (Marcos 10.17 a 22).
Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus e buscou a Jesus Cristo, o qual lhe tendo ensinado o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia, recusou-se em negar-se a si mesmo,
Não quis abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo lhe infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo.
                                                                                                   01
 Porque negar-se a si mesmo para seguir a Jesus exige desapego, aos prazeres da carne para viver uma vida espiritual com o  Senhor. 
Então disse Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.  Que importa ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Lamentavelmente, hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico,
Hoje muitos procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo,
Muitos querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia, mas não querem compromisso com Deus, não
Hoje muitos não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.
Muitos Abandonaram a graça de Jesus, pelas prosperidades materiais que são coisas pequenas, inúteis e vãs, diante da grandeza da glória do Senhor e da vida eterna no reino de Deus, juntamente com Jesus Cristo e todos os seus santos anjos.

Depois que negamos a nos mesmo e preciso:
2 - TOME A SUA CRUZ - “tomar a sua cruz” –––– não é aceitar os sofrimentos, mas fazer aquilo que Deus quer que você faça!

 Deus Pai queria que Jesus morresse na cruz para nos salvar – essa era a cruz de Jesus!
Mas, com certeza, não é a sua nem a minha, pois o sacrifício redentor de Jesus foi perfeito e completo!
Você quer aceitar a sua cruz, você quer seguir a Jesus? – Então faça um bom exame de
consciência, veja o que Deus quer que você faça, e vá à luta! Cumpra a sua missão! Isto é seguir a
Jesus!

Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Diga - Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de Cristo.
Para tomar a cruz e preciso  arrependimento, a conversão, o abandono do pecado, e o entregar-se à Cristo e fazendo a vontade do Pai.

            Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual, sob o completo domínio de Cristo, disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).

Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou, se necessário, dar a sua vida por ele.                                    02

A palavra do Senhor diz que se você não ama o seu irmão, o qual você vê, como poderá amar a Deus o qual não vê?
 Quem assim procede é mentiroso, e os mentirosos não herdarão o reino de Deus.
Tomar a sua cruz é entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Lucas 14.33 - Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

3 – SEGUIR A JESUS - Seguir a Jesus é andar no mesmo caminho que “Ele” andou em toda a sua boa maneira de viver.
Falar e bom – mas Deus quer é a ação.
Andar na humildade, na fé, na caridade, no amor ao próximo, na coragem de dar a sua vida pelo seu semelhante, na confiança que Deus era com “Ele” e não O abandonaria em nenhum momento da sua vida.
            Na Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 5:1, 2  Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
            Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Isto é seguir a Jesus.
E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Efésios 3:17 e 4:2)
Seguir a Jesus é ser participante das suas aflições, alegrar-se nas provas e tribulações como nos testemunhos dos nossos irmãos, que sofreram por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo, porque tinha a certeza da glória que lhes estava reservada. Vejamos:
II Coríntios 1.5 - Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.
Colossenses – 1.24 - Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
I Pedro 4.12, 13, diz: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo: Evangelho de João 10. 14 e 27 - Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.                                                                                                         03

A palavra do Senhor em I Coríntios 10.13 diz: Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Conclusão - Na prática significa que dia a dia temos que dizer não para nós mesmos. Nossos desejos pessoais que desagradam a Deus deverão ser pregados numa cruz. Nossos impulsos de ira, de vingança, de nervosismo deverão ser pregados numa cruz dia a dia. Os pedidos que nossa natureza nos faz deverão ser crucificados. Vontades muitas vezes que aparentemente não são maléficas, Deus pede que sejam pregadas na cruz. Aqueles momentos em que ficamos chateados porque as coisas não aconteceram como queríamos, devem ser pregados na cruz.                                   04

Nenhum comentário:

Postar um comentário