Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vencendo os inimigos – desespero e desânimo





A cada dia enfrentamos um inimigo nas nossas vidas
Ninguém esta livre de ser atacado por um desespero
Ninguém esta livre de viver uma vida com desanimo
Todos noz enfrentamos lutas terríveis, às vezes achamos que não vamos conseguir sair desta situação.
Existe momento que sentimos realmente no fundo do poço

Hoje é dia de vencer o desânimo e encher-se da coragem que vem de Deus!
Texto: Salmo 77 : 2  - No dia da minha angústia busquei ao SENHOR; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
3  Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia.
4  Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
Introdução: na leitura deste salmo, observamos que o salmista estava passando por grande luta
Ele estava tão perturbado que não podia nem falar
O desânimo ele pode afeta a todos nós.
A bíblia nos fala de Elias, homem de Deus do Antigo Testamento, ele tornou-se tão desanimado que ele sentou-se debaixo de um zimbro e orou para morrer.
  Até mesmo o próprio Jesus muitas vezes "suspirou" profundamente dentro de seu espírito. Nos diz - Marcos 8:12
Paulo teve muitas experiências difíceis, ele disse  "até da vida desesperamos" - Nos diz - 2 Coríntios 1:8
 A palavra "desesperado" significa, "estar em uma perda total"
 A situação de Paulo parecia tão desesperadora que ele não via saída, mas a morte.
Isto e que é o grande perigo das pessoas que não conhece a Deus
Quem não tem Deus no coração, não tem orientação certa
Às vezes o inimigo fala, mas quem não tem Cristo no coração cai na cilada do inimigo
 E obedece ao inimigo porque não esta com Jesus no coração
Jó perdeu seus dez filhos, perdeu todos os seus bens
Jó na hora que perdeu tudo, a palavra dele foi:  Deus de meu Deus tomou bendito seja o nome do Senhor.
No texto que lemos observamos que o salmista
1)    – Na hora do desanimo e desespero você não esta só

O salmista  Ele sentiu-se esquecido e abandonado por Deus.
Ele não conseguia dormir. (muitos tem dormido com efeito de remédios)
Ele ficou tão deprimido que ele mesmo começou a questionar Deus
"Será que Deus perdeu a compaixão?" -  V 9
O salmista em desespero dizia. Será que Deus se esqueceu de mim)

O salmista achava que Deus não ligava para a situação dele

O desespero não vem da noite para o dia, vem aos poucos
O desespero Vem juntando aos poucos nas emoções de tristeza emocionais.
Coisa muito importante é que na hora que ficarmos decepcionado por alguma coisa, bom e passar logo a limpo a situação.
 Bom é urgentemente falar com Deus, para que ele ajude resolver na mente e no coração esta situação.
a)    - O desespero começa com uma decepção que não é tratada de forma construtiva.
Ex. A mulher fica decepcionada com uma separação.
Ex. os pais fica decepcionado com um filho que passou a usar drogas.
São muitas decepções que passamos no dia a dia.

b)   -  A decepção leva a dúvida, a dúvida leva à depressão,
A depressão e o homoxescualismo têm destruído muitas vidas nos últimos dias

Diga -  A decepção é o pai do desespero.
O desespero leva a morte
Talvez alguém nesta noite possa estar como o salmista, questionando Deus não esta me ajudando, Deus não esta olhando para mim.
Deus sempre esta olhando para nos, nos é que muitas das vezes não estamos olhando para Deus.
 Mas o salmista teve uma visão surpreendente que o salvou de seu desespero.
Salmos 77: 10 - E eu disse: Isto é enfermidade minha;
Ele reconheceu que o problema era com ele e não com Deus.
Ele viu que suas dúvidas eram devido a sua própria fraqueza, e não negligência de Deus.
Diga - Em nada devemos culpar a Deus,
Disse o salmista no Versículo – 11  -  Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Coisa boa e andar com Deus porque ?:
No momento certo Deus ajuda a nos mesmo agir para sair das fraquezas.
Diga -  Nossos pensamentos governam nosso humor,
Se pensarmos corretamente vamos nos sentir bem.
O pensamento do salmista veio na lembrança das coisas maravilhosa de Deus
Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente nas horas de tribulações. Na angustia, na hora da depressão -  Nos diz salmo 46
A maioria das depressões surge de um pensamento errado
É bom saber que nós temos dentro de nós o poder de mudarou controlar nossos pensamentos.

Para lidar com essas emoções que nos prejudica devemos ser mentalmente fortes.
Eu sei que alguém vai dizer “eu não consigo”
Lembre-se: tudo posso naquele que me fortalece – “ JESUS”
Se você não lidar com suas emoções elas vão lidar com você.
Não deixe ser vencido por suas emoções
Vença as suas emoções nesta noite em nome de Jesus

2)    – Na hora do desanimo e  desespero o que devo fazer?
Na hora do desanimo a solução e fazer como fez o salmista  
O salmista descobriu que a força para retornar a vida saudável estava em Deus
Salmo 77: 13B - Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
V14  - ele disse (Tu és o Deus que fazes maravilhas)
O salmista descobriu que tem um Deus que faz maravilhas
 E nós podemos ser vitoriosos, fazendo as mesmas coisas.
 Diga a seu irmão - você pode ser vitorioso olhe para Deus de Maravilha
a) - Concentre-se na grandeza de Deus.
b) - Estude a Palavra de Deus e recorde Suas poderosas obras em outros dias.
c) - Lembre do que Deus já ti fez no passado
d) - Veja quantos livramentos Deus já te Deus
e) – O segredo é: comece a ler mais a Bíblia
Salmos 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Na pesquisa eu vir que 93% dos cristãos deprimidos admitem gastar menos do que uma hora por semana no estudo da Bíblia.
Leia mais a Palavra de Deus
f) -  saiba de uma coisa Sempre haverá circunstâncias que nos decepcionará,
 e elas podem nos levar a um ponto de desespero,
É lendo a palavra de Deus nos conhecemos o poder e a grandeza de Deus
É lendo a palavra de Deus vamos entender como Deus agiu no passado
É lendo a palavra de Deus vai gerar fé
Em seguida vamos entendendo que ele agiu no passado e pode agir no presente
Porque ele é o mesmo Deus de ontem de hoje e será o mesmo Deus do futuro.
 Quando o salmista se concentrou no que Deus tinha feito no passado, ele começou a cantar e louvá-Lo por Sua grandeza.
 Não devemos encontrar a nossa alegria em nosso sucesso, mas no próprio Deus.
Uma coisa e certa Se encontrarmos a nossa alegria em nossas realizações, então quando falharmos ou não tivermos sucesso ao nível que pensamos que deveríamos ter; ficaremos abatidos e nos moveremos na direção do desespero.

A Nossa alegria não pode vir de coisas ou realizações, mas deve vir da pessoa de Jesus Cristo.

Diga -  Devemos aprender a ser feliz com Deus.
Quanta obra Deus já realizou em sua vida no passadas.

Davi não ficou limitado às palavras e à fé, mas partiu para a ação, sendo o único a se oferecer para enfrentar o gigante.
Por isso essas preocupações e você mesmo que tem que enfrentar
Com fé no coração que Deus esta contigo.
Como você enfrenta seus Golias no dia-a-dia?
Em nome de quem você caminha nesta longa estrada da vida?
"Um Golias se levanta a cada dia e a cada momento tentando derrubar a cada um de nós", sabia?
Como fez Davi, também precisamos aprender a confiar no Senhor.
 Davi não olhou para o tamanho de seus problemas, mas para a grandiosidade de seu Deus. Para aquele que é maior e melhor.
    “Tudo posso naquele que me fortalece.” Fp 4.13
Conclusão: Muitas vezes, Deus está trabalhando em nossas vidas quando não podemos ver as suas pegadas Mas ele não deixa
Ele estar trabalhando em seu favor. Ele nunca nos deixará nem nos abandonará.
Deixe suas ansiedades com Deus
Existe esperança em Deus.
Seja firme nas Promessas de Deus.
Acredite no poder de Deus. 
Nada nos separa do amor de Deus.
Mantenha seus olhos em Deus. 
Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; nos diz 2 Coríntios 4:8










Nenhum comentário:

Postar um comentário