Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

Dá-me o teu coração






Muito se fala de coração:
- Entregue seu o coração a Jesus
- O meu coração e teu Senhor

Sempre existiu e existirá uma luta pelo coração do homem (FIGURA)

Na Bíblia, a palavra coração é empregada em mais de 1000 exemplos, com
Sentidofigurado= sentido  simbólico 
Ter coração: ser piedoso;  - (Que homem do coração bom)
Mudar o coração: mudar de idéia
Sem coração: ser mau – ( este rapaz para que não tem coração para fazer uma coisa dessa)
 Coração partido: triste – ( eu fiquei com o coração partido ao ver esta sena)

Texto - Provérbios 23-26  -  Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.

Em outra tradução nos diz: Filho meu dá-me teu coração, e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos

- O pedido de Deus para com os seus filhos,  Dá-me o Teu Coração.

Este é um pedido de Deus especialmente para os filhos - Dá-me o Teu Coração

Deus não esta querendo o seu coração, este de carne que bombeia o sangue não

Quando se fala do coração que quer dizer toda a tua vida


·         Será que já entregamos o nosso coração ao Senhor nosso Deus?

·         Mas na verdade o que o Senhor quer de nós?

O que Deus quer de nós? -  O nosso coração.
Muitos até diz, em sua ignorância Deus não é açougueiro para querer o coração de ninguém

Nesta noite vamos entregar por completo o nosso coração a Jesus


`Pois Deus já sabia que É do coração que procedem a vida

 Provérbios 04:23 -  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Introdução - Do coração humano partem todos os objetivos da vida, como aceitar ou rejeitar a vontade de Deus

1)    - O coração representa o centro das emoções

Deus está nos dizendo a cada um de nos nesta noite: “Dá-me, filho meu, a tua mente, os teus pensamentos”, a tua vida

Dá-me o teu coração e no sentido: dá-me o controle de sua vida.

Diga a seu irmão - Deus quer o controle do teu coração

Porque o próprio Deus sabe que: Do coração é que sai os maus pensamentos.

Mateus 15:19: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, morte, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

Por isso o cristão deve ter a sua mente sadia e livre de maus pensamentos.

E por isso que Deus quer o controle do teu coração nas mãos dele.

Porque Deus sabe que Satanás trabalha para contaminar o coração e a mente do ser Humano

·         O inimigo é quem coloca no coração humano tudo que desagrada a Deus

·         O inimigo, Ele tenta impedir que o homem seja salvos,

 Mateus 13:19 -  Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração

Quando entregarmos o nosso coração a Deus poderemos triunfar sobre o inimigo.

É por isso que Deus nos pede - “Dá-me, filho meu, o teu coração.” 

A cada dia devemos entregar o nosso coração a Jesus e pedir para nos dar um coração puro

Vamos aprender com o salmista
Salmos 51: 10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto 


2)    - Deus quer que tenhamos um coração puro, sem pecado

A cada dia vamos pedir a Deus um coração novo, que não vivamos na pratica do pecado

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:11)

A palavra de Deus nos diz que:
a)    - O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem,
b)     - e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal,
c)    - porque da abundância do seu coração fala a boca.nos diz  (Lucas 06:45)


Deus quer o controle do coração do homem porque ele sabe que o coração humano só sai coisas que não presta.

Provérbios 6.14 -  Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas

O coração do homem só sai maldade, pervercidade

 A perversidade do coração do homem é que fez Deus trazer o dilúvio

Genesis 6.5 -  E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Deus destruiu a raça humana com o dilúvio, porque o coração do homem só tinha maldade continuadamente

Bem assim aconteceu com Sodoma e Gomorra 

 3) - Que tipo de Coração Deus quer tenhamos?


a)    - Um coração Que ame a ele de verdade
 (para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.) - Deuteronômio 30.6B - 

Que tipo de Coração Deus quer tenhamos
b)    - Um coração que seja sábio

- Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio. Nos diz Provérbios  23.15

Porque Deus quer um coração sábio?
Provérbios 16:23 -  O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.


Que tipo de Coração Deus quer que tenhamos?
c) Que obedeça em temor a ele

Mateus 15.8; - Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.


- o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. - Salmos 27.8 B

 João 4.24 - 24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.



Que tipo de Coração Deus quer que tenhamos?
d) Que seja humilde -  Que faça a vontade de Deus
Que confesse que Jesus é o Senhor

Romanos 10. 9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Dá-me, filho meu, o teu coração


Este é um pedido especial somente para os filhos de Deus
Antes nos éramos criaturas de Deus, e tornamos filhos

Deus nos deu o poder de se tornar filhos dele quando cremos nele.

João 1: 11e12 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

O pedido especial para os filhos é: Dá-me, filho meu, o teu coração


4)    - Que tipo de Coração Deus quer receber dos filhos?

Um coração Que faça a obra com amor e não por interesse


Que tipo de Coração Deus quer receber dos filhos?
Um coração que seja segundo o Coração de Deus como o de Davi

  Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. (At 13.22) –

Quando Deus chamou a Davi não olhou a aparência mas sim o coração

 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. Nos diz (1Sm 16.7)

Conclusão – Deus quer dos seus filhos é um coração puro e um espírito reto

Porque somente os puros de coração verão a Deus (Mt 5.8)

 Deus quer transforma o coração de muitas pessoas nesta noite

Ofereça a Deus o seu coração de pedra, impenitente, ferido, contaminado, e clame no mais profundo de suas entranhas: “Dá-me, ó DEUS, um coração obediente, que ama a tua Palavra e sente o prazer de anunciar a tua palavra.
  A Bíblia nos adverte para não endurecermos nossos corações:“Hoje, se vocês ouvirem Sua Voz, não endureçam seus corações”. (Hb 3:15);
 Portanto, os olhos do coração são simplesmente nossos “olhos interiores”, que precisam ser abertos para enxergar as coisas espirituais de Deus

 Se Deus nos pede o nosso coração é porque deve realmente ser muito importante: “Dá-me, filho meu, o teu coração,
Portanto devemos ter cuidado com:
a)    - Os pensamentos e propósitos do coração
b)    - As intenções do nosso coração
c)    - Os desejos do coração
d)    - As decisões do coração
e)    -  Os enganos do coração
·        Devemos vigiar e pedir sempre a Deus um coração sincero e limpo







Nenhum comentário:

Postar um comentário