Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A escolha de Deus na salvação

A escolha de Deus na salvação
Deuteronômio 29: 29 - As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
II Timóteo . 3:16, “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa
Introdução - O simples fato que existem vivos entre os mortos



Que têm os que querem agradar a Deus entre uma multidão

Essa força opera segundo um poder fora do homem.
Esse poder opera segundo uma determinação que não pertence ao homem.
Essa determinação do homem é a própria vontade de Deus
Efésios 1- 11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Diga - A vontade soberana de Deus é revelada nas Escrituras Sagradas
O Significado das Palavras Bíblicas: ‘eleito’ e ‘escolha’
‘eleito’ no Velho Testamento e no novo testamento
No velho testamento
»ISAÍAS 42 – 1 - EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Isaias 45:4; - Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
Isaias 65:9b- os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali.
Isaias 65b - porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
Eleitos - ‘escolhido’
I Crônicas -. 16:13; - Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
Salmos - 89:3 e 4 -3 - Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo:
4 - A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração.
Salmos 106:23- Por isso disse que os destruiria, não houvesse Moisés, seu escolhido, ficado perante ele na brecha, para desviar a sua indignação, a fim de não os destruir.
. A palavra ‘eleito’ no Novo Testamento 27 vezes) é também traduzida ‘escolhido’,
, Mateus. 20:16B - ; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Diga - a eleição é uma escolha feita por Deus.
A palavra ‘eleito’ em português significa como adjetivo: 1. Escolhido, preferido.
A própria palavra ‘eleição’ significa em português: 1. Ato de eleger; escolha, opção Dicionário Aurélio
‘eleito’ e ‘escolha’, junto com a suas variações, significam a mesma coisa, ou seja, uma escolha de preferência.
A Natureza da Eleição
O novo nascimento quanto a eleição originam-se com Deus.
Romanos. 9:16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus,
A eleição também vem somente de Deus
I Tessalonicenses. 1:4 - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
Os eleitos desejam vir a Deus e querem crer em Cristo, e vêm a Deus e crêem de coração em Cristo por serem dados a Cristo pelo Pai na eleição em primeira instância antes da existência do homem
João. 6:37- Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6 - 44; - Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Efésios . 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo
Diga - Nos fomos dados a Cristo pelo Pai na eternidade, antes da fundação do mundo,
Essa determinação prévia não foi de homem mas de Deus
Romanos . 9:16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Será que o meu destino está em minhas mãos?
Então eu me seguro a mim mesmo na minha salvação. - Se fosse assim estaríamos perdidos
Se não me seguro bem eu perco a minha salvação.
Mas a Bíblia declara: “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação”
Considerando o fato que o homem pecador é isento da capacidade de fazer algo bom para com Deus
Romanos . 3:11; - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
A razão da eleição não veio do homem.
Porque Deus escolheu o homem “para Si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”
Efésios . 1:5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Isaias - 64:6, são “todas as nossas justiças como trapo da imundícia”
Mas, a eleição, tanto quanto a salvação, é puramente pela graça: um favor divino
Romanos. 11-6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
A eleição é uma escolha puramente divina e completamente graciosa para salvar um homem que não tinha nenhuma condição boa para apresentar-se diante de Deus com um mínimo mérito qualquer.
A eleição é: Pessoal e individual
A escolha de Deus também é descrita biblicamente como sendo pessoal e individual
A verdade que a eleição é pessoal e individual pode ser entendida pelos próprios pronomes usados concernente à eleição.
Pela Bíblia encontramos pessoas chamadas segundo o propósito de Deus
Romanos. 8:28, - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
É pela ordenação de Deus que qualquer indivíduo chega a crer.
Diz Atos 13:48, “e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”
E não vice-versa, ou seja, não foram ordenados à salvação por terem crido.
A eleição é: Particular e preferencial
A eleição é: Graciosa
A natureza da eleição de Deus também é descrita biblicamente como sendo graciosa.
A verdade é que a eleição para a salvação não é baseada em nenhuma obra boa prevista do homem (pois no homem não habita bem algum,
A escolha de Deus do pecador para a salvação é somente pelo favor desmerecido e imerecido de Deus
II Timóteo . 1:9, “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”
Na realidade, se a eleição fosse baseada na mínima ação que o homem fez, faz ou faria, a eleição não poderia ser determinada uma “eleição da graça”
Conclusão - Temos muita razão para louvar a Deus pela salvação das nossas almas pela graça.
Essa graça de Deus salva todos que vem a Ele por Cristo Jesus.
Se você se vê como separada de Deus por seus pecados a mensagem da Bíblia é para que se arrependa dos seus pecados e corra pela fé a Deus por Cristo.
Verá que Ele ainda graciosamente salva o principal dos pecadores desde que venha por Jesus Cristo.
Os Reprovados (Os não elegidos)
É puramente natural pensar nas pessoas que não foram elegidas quando se ocupa no estudo da eleição.
Casos Bíblicos para Considerar
Diga - Por Deus fazer o ímpio para o dia do mal
Provérbios. 16:4 - O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.
Porque Deus pode, na Sua soberania, ativamente fazer um vaso para honra e outro para desonra
Romanos. 9:21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
Por Deus endurecer os corações dos que não foram elegidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário