Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Deus meu, Deus meu



Tema – Deus meu, Deus meu  -                 Foi O grito de Jesus
Mateus 27:45-46 -  E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.  Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Introdução - As palavras de Jesus são tiradas diretamente do Salmo 22:1, escrito cerca de 1000 anos antes da morte de Cristo.
Salmos 22:1 - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
A maior parte deste salmo é uma profecia do sofrimento que Jesus suportou na cruz.
O versículo inicial nos lembra que o maior sofrimento que Cristo suportou não foi a dor física da cruel cruz,      -    mas a agonia emocional de morrer só.




 Deus Havia primeiro anunciou que o pecado resulta em morte.

Genesis 2:17 -  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Diga -  A morte física é a separação do espírito do corpo

Eclesiastes 12:7; - e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
A morte espiritual é a separação do homem de Deus, que acontece por causa do pecado
Deixe que os mortos enterre seus próprios mortos - como
"O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23).

Jesus veio para pagar o preço por nossos pecados.

Ele morreu em nosso lugar.
Por causa de nosso pecado, ele sofreu separação de seu Pai. Ele morreu. Como homem

Contentemo-nos em ser gratos pelo grande amor que levou Jesus a sofrer em nosso lugar. – gloria a deus – gloria Jesus.

Na hora da dor Jesus orava – pois estava se sentido sozinho com grande peso de pecados
Jesus orava  mais havia um silencio da parte de Deus
Muitas passagens na Bíblia nos mostram claramente que o silêncio de Deus foi a melhor resposta às orações de Jesus. Naquele momento não foi o melhor para Jesus
 E chocante oração de Jesus e não-respondida = "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46).
Jesus era 100% homem e 100% Deus
Naquele momento Jesus tornou-se 100% humano, estando inclusive sujeito à morte.
Lemos em Filipenses 2.7-8: "Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz".
Jesus, o Filho de Deus, deixou Sua habitação de poder, autoridade e glória e tornou-se um homem de carne e osso. Como nos.
Pela Bíblia sabemos que Ele foi tentado como nós somos tentados.
Ele sentia cansaço, fome e sede; sentia alegria, tristeza, insatisfação e compaixão.
Mas com uma diferença: Ele não tinha pecado!
1 - A Grande Resposta Silenciosa
O que teria acontecido se Deus tivesse respondido ao apelo do Senhor Jesus?
O que teria acontecido se o Pai não tivesse abandonado o Filho?
 O que teria acontecido se Deus tivesse respondido ao desafio dos principais sacerdotes, escribas e anciãos.
O que seria de nos se Jesus Desse ouvido ao malfeitor – se tu és o cristo.
Lucas 23: 39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
 A resposta é a terrível realidade do que nós merecíamos!
Cada um de nós permaneceria morto em suas transgressões e pecados, abandonado por Deus por toda a eternidade!
Não teria havido salvação para a humanidade!
Efésios 2.12 -  estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Se Deus atendesse a oração de Jesus a nossa posição seria desesperançada:
 Sem Cristo não tendo esperança, e sem Deus no mundo".
Se o Pai celestial tivesse respondido à oração de Jesus na cruz, não haveria futuro para nós, Nossa esperança era nada
 Só sofrimento além de uma eternidade no inferno!
Entretanto, as Escrituras continuam: "Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo"nos diz (Efésio c 2 v. 13).
Diga - para o nosso próprio bem, a melhor resposta para o clamor do Senhor Jesus foi o silêncio de Deus.
Jesus deliberadamente veio à terra com o único propósito de redimir o homem caído.
Redimir = "Obter livramento ou soltura mediante o pagamento de um preço; comprar de volta. "
 A vinda de Jesus aqui na terra não foi um acidente ou o resultado de alguma circunstância invisível, mas fazia parte do plano eterno de Deus para a nossa salvação.
2  - Foi Plano de Deus Antes da Fundação do Mundo
Pedro amplia nossa visão sobre a vinda de Cristo: "mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós" (1 Pedro 1.19-20).
Mesmo antes do homem ter caído em pecado, Deus, em Sua onisciência, estabeleceu um plano de salvação que foi manifesto com a vinda de Jesus.
"...assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo..."(Efésios 1.4)?
Jesus no Jardim
Para termos um entendimento melhor da morte voluntária de Jesus e do silêncio de Seu Pai
em resposta à Sua oração, devemos primeiro olhar mais de perto aquela  noite no Jardim Getsêmani:
Mateus 26 v38b - A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
No Getsêmani
Qual foi a Sua oração? "..Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (v. 39). Jesus não recebeu resposta.
O Pai ficou em silêncio.
Mateus 26 : 44 -  E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
A Oração Contínua de Jesus
"Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade"
 Novamente não houve uma resposta do Pai, apenas silêncio.
A Agonia
Lucas 22: 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
A Tentação no Getsêmani
Normalmente se interpreta que Jesus, como Filho do Homem, em carne e osso, tinha medo da morte como qualquer outro ser humano.
Jesus orasse que "este cálice", representando a morte na cruz, fosse passado d’Ele.
Como Cordeiro Para o Matadouro
O pregador ler - Consideremos o texto de Isaías 53.3,5 e 7: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso... Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados... Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca".
Como um cordeiro, Jesus foi levado para o matadouro; Ele permaneceu em silêncio como uma ovelha.
Enquanto aparentemente o Pai ficou em silêncio diante da tríplice oração de Jesus,
O silêncio aparente de Deus diante da oração de Jesus no Jardim foi, como vimos, uma clara resposta a essa oração.
Podemos agradecer a Deus Dizendo:  Meu Deus, Obrigado por Não Responder A Oração de Jesus passe de min. este cálice
Mateus 27:45-46  E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.  Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Nas ultimas 3 horas da crucificaçao Jesus se colocou no lugar do homem pecador, ele nao pecou mas se fez pecado por nos, por isso nestas horas ocorreu o que nao havia ocorrido em toda a vida de Jesus, o Pai o abandonou. 
O pecado faz separação entre Deus e o homem
Foi nesse momento que Deus se une ao home  pois os pecados da humanidade estava ali cravados na crus de cristo
Naquele momento Jesus torno use o maior pecador do mundo 
- pois estava carregando os pecados da humanidade escolhida de Deus
 – ele que em sua vida nunca pecou  se tornou o maior pecador em nosso lugar por isso estava separado de Deus
 Ele nunca havia sentido só sem, o Pai ao seu lado, eis o real sofrimento.
 Jesus não tinha consolador naquele momento, não tinha anjos que o guardassem, ele estava sozinho.
 A crucificação de Jesus nos ensina que não ha nada pior do que estar separado do Pai.
Qual foi a resposta de Deus a pergunta de Jesus: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste" ?

Ele a gritou audivelmente, e não houve nenhuma resposta audível.

Por outro lado, poderíamos dizer que, três dias depois, Deus proferiu uma resposta com o túmulo vazio trazendo de volta o Santo dos Santos.

Diga - Aleluia Gloria a Deus

 Creio que aquele grito doloroso de Jesus na cruz é um dos versículos mais importantes e mais mal compreendidos de toda a sagrada Escritura.
POR QUE ME DESAMPARASTE?
Conclusão -  Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mc 15:34
Aquele brado foi por cada criança, adolescente, jovem, adulto e velho, foi por mim, e por vocês.
“Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”.
I. O quê significa este bramido de Cristo na cruz?
A. É a lamentação do coração de Jesus enquanto carregava os o meu e os seus pecados do na cruz.
B. Cristo estava pendurado na cruz, morrendo como substituto seus e  meu.
 A ele foi imputada a culpa dos nossos pecados, e ele estava sofrendo o castigo por esses pecados em favor de nós.
1. “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5:21).
6. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gl 3:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário