Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

AS AFLIÇÕES DO MUNDO

Texto - João 16:33 – Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

I - INTRODUÇÃO:
Há um conceito errado sobre a vida cristã que vem sendo pregado nestes dias, de  que ela nos traz libertação de todos os nossos problemas.



Temos visto muita gente pregando que basta aceitar Jesus e tomar posse, sobretudo, das promessas para o povo de Deus, e que você não terá mais aflições, na terá mais lutas, estará absolutamente livre das doenças etc.

Por essa razão, também, as Igrejas se enchem de gente só para receber bênçãos, só para receber curas e milagres, só para receber... só para receber.

O texto nos apresenta como verdade absoluta, que no mundo passaremos por aflições.

O convite de Jesus através deste texto não é para sermos livres dos problemas e aflições,

Muito menos para nos garantir que não passaremos mais por elas.

O que Jesus nos apresenta também como uma verdade absoluta é que ELE VENCEU O MUNDO e que, por isso, podemos ter paz Nele.

Quero meditar com vocês esta noite um pouco sobre isso.

I – DE ONDE VÊM AS AFLIÇÕES:

A primeira pergunta que sempre fazemos é: QUAL A ORIGEM DAS AFLIÇÕES? POR QUE TEMOS TANTOS PROBLEMAS NESTE MUNDO?

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito [bom]; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.GENESIS C 1 V 31.


Sabemos que o mundo foi criado por um Deus perfeito e que tudo quanto fez e faz é perfeito e bom. Nos diz a bíblia

Sabemos que a origem de todos esses problemas e aflições não vem da parte de Deus.

Uma coisa também é certa, com a entrada do pecado no mundo, o pecado não só atingiu os Adão e Eva, mas também toda a criação.  -   (pois todos pecarão)

Portanto, declara a Palavra de Deus que as coisas do mundo, tudo que nele há, os desejos da carne humana, os desejos dos olhos e toda a soberba da vida não procedem do Pai.


Veja I João 2:15-16: “15 - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 - porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

E acrescenta o apóstolo Paulo em Efésios 6 verso 12, que nossa luta não é contra sangue ou carne, mas contra principados, potestades e dominadores deste mundo tenebroso e, ainda, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.

Portanto, não há dúvidas de que este mundo foi contaminado pelo pecado

Diga -  Este mundo  é dominado por forças malignas,

Pelo que, o apóstolo João conclui em I João 5:19: “... que o mundo inteiro jaz no Maligno.

O pecado originou a morte, pois advertiu-nos o Senhor, desde o início da criação do homem que, o fruto do pecado, o seu resultado, seria a morte.

Veja Gênesis 3 verso 3: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

Este  gênero pecaminoso que todos nós da natureza adâmica herdamos, veio sobre nós o pecado, pelo que a Bíblia concluí que

 “todos pecaram e agora carecem da glória de Deus” (Rm 3.23),
 e, ainda, que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).

Diga - o pecado alterou as emoções humanas,

 Sendo que a vergonha e o medo passaram a ser dominantes. – (Depois do pecado)

Genesis 2.25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Antes do pecado o homem vivia nu sem maldade


 Gênesis 3.7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

 V – 10 =  E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Daí surgem uma série de doenças, enfermidades e vícios que assolam a humanidade,depois do pecado

Diga – isto e culpa da iniqüidades dos homens,

O Homem passou a matar, a violentar, a adulterar, odiar, tudo fruto e resultado do pecado,

Uma vez que o Pecado afasta o homem de Deus,

Pois Deus abomina o pecado

Finalmente,   -  diga - o pecado nos afasta de Deus.

Jesus e a saída

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”- nos diz o texto João 16:33

Jesus nos convida ter par nele - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim.

Jesus a verdadeira paz

 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou [como o mundo] a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. - João 14:27
Recordando o versículo em estudo: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Porque na seqüência do versículo Jesus disse: mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
O mestre Jesus diz, que devemos ter bom ânimo,
 Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé   - 1 João 4:4
Temos que ter fé em Jesus  - e  que nos nascemos de Deus – e que só em Jesus temos paz
Não existe um ser humano que não enfrente barreiras de separação com Deus
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16 : 33)
O Senhor Jesus nos dar um bom ânimo diante das aflições que devemos ter enquanto estivermos no mundo, porque Ele venceu o mundo.
Que maravilha de encorajamento este, pois o Senhor venceu o mundo,
Por Ele ter vencido não precisamos mais vencê-lo,
Ao estarmos ligados em Jesus, é em Sua Palavra,
Exercendo tudo que ela nos ordena, então estaremos com Ele na situação de vencedores.
A Palavra de Deus nos diz que em todas as coisas somos mais que vencedores:
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8 : 37)
O Senhor Jesus nos declara que Ele venceu o mundo, por isso podemos ficar animados e ter a verdadeira paz.
Também está declarado na Palavra de Deus que por Ele somos mais que vencedores sobre todas as coisas.
Siga os ensinamentos do Senhor Jesus, ande de acordo com a Palavra de Deus, fuja de todo pecado  que nos rodeia e então você verá na prática porque somos mais que vencedores.
Diga a seu irmão - Jesus venceu o mundo, e você é participante desta vitória.
 Porém, isto não significa que enquanto estiver neste mundo você estará livre Das aflições deste mundo
O bom ânimo é uma ordem de Cristo, e é uma das características daqueles que creram nele.
Você é mais que vencedor por aquele que nos amou Rm 8: 37!
Porém, há uma mensagem de alerta: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo..." I Jo 2: 15.
Nem tudo está perdido há uma saída Para o pecado _ Jesus_

Isaías 59: 1-2,
1 - Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Deus não pode negar-se a si mesmo, pois não pode unir com o pecado.

III – CONCLUSÃO:

“onde abundou o pecado, superabundou a graça”.Diga

 Isto quer dizer que Deus, por ser cheio de graça e misericórdia e por amar a humanidade, enviou o seu próprio Filho ao mundo para dar a sua própria vida em sacrifício pelo pecado.

Assim para resolver de uma vez o problema do pecado, Deus enviou o seu Filho, que se fez pecado por nós.


Se o sangue de Jesus trata do maior problema que temos, que é a presença do pecado em nós, esse deve ser o nosso primeiro passo: RECEBER O SENHOR JESUS EM NOSSO CORAÇÃO, CRENDO NO SEU SACRIFÍCIO POR NÓS.

Agora, com Cristo, o pecado não tem mais domínio sobre nós. Estamos livres, pois “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.


Deus não tira os problemas, mas dá vida e forças para você enfrentam-los,


Nenhum comentário:

Postar um comentário