Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A CARGA ESTÁ MUITO PESADA?

A CARGA ESTÁ MUITO PESADA?

Mateus 11.28-30 - 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.


Afirmação Teológica: Somente em Jesus o homem, de fato, descansa a sua alma.


DIGA - A MINH’ALMA SÓ DESCANSA EM JESUS.

- INTRODUÇÃO - o quê cansa a alma do homem? São muitos os fardos que nos cansam! Vamos falar de alguns:

1) O FARDO DA RELIGIÃO
Todas as religiões do mundo são tentativas humanas de se achegar a Deus.

Nesta busca o homem tem feito muitos esforços:
- Cerimônias
- Votos e promessas;
- Sacrifícios e auto-sacrifício;
- E tantas outras expressões de religiosidade.

Sabe o quê a Bíblia fala de tudo isso?
 Tudo isso é inútil
Colossenses 2.20-23 –
20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
21 tais como: não toques, não proves, não manuseies
22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

 TUDO ISTO É “trapo de imundície” (Isaías 64.6 - 6 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia;).


 Nada disso leva o homem a Deus. Só há um caminho que leva a Deus: Jesus
João 14.6 - 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Enquanto as religiões tentam levar o homem a Deus, Deus veio ao encontro dos homens

(João 1.14). - 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

Jesus é o nosso Emanuel: Deus Conosco! Aleluia.
(Mateus 1.23 -).
23 (Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco).

DIGA - A religião cansa o homem. Jesus descansa.

Apelo: Você está cansado do fardo da religião?
Deposite este terrível fardo aos pés da cruz e descanse em Jesus.

DIGA: A MINH’ALMA DESCANSA EM JESUS

DESCANSAR DO FARDO:
2) O FARDO DO “EU”
O eu diz = Eu gosta muito do “eu”
O eu cuida do “eu”
“eu”; eu alimenta
“eu”; eu veste
“eu” para dormir numa caminha quentinha;
eu leva
“eu” ao médico e dentista;
eu leva “eu” para passear;
eu gasta todo o dinheiro com “eu”),
mas, ainda assim, eu vive preocupado com “eu”.
O quê “eu” vai comer e vestir?
Como “eu” vai pagar aquela conta amanhã?
Como vai resolver aqueles problemas?
Quem merecia aquela promoção era “eu”;
“Eu” foi injustiçado. Magoaram “eu”.
“Eu” está triste.
“Eu” vai chorar.
“Eu” tem medo.
“Eu” está ansioso.
Meu Deus... como cansa cuidar do “eu”!

Sabe o quê a Bíblia fala sobre isso?
 Esta preocupação é de gente que não tem Deus no coração
 (Mateus 6.24-33).-
 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
 29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

PRESISAMOS ENTREGAR O NOSSO CAMINHO AO SENHOR E FICAR DESPREOCUPADOS

 Entrega teu caminho ao Senhor e descansa Nele
(Salmo 37.5-7).-
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.




DIGA - Deixa de cuidar tanto do “eu” e cuida de amar a Deus e ao próximo

(Mateus 22.36-39).- 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.


DIGA - Os cuidados com o “eu” cansa o homem. Mas, em Jesus, O“eu” descansa.


Apelo: Você está cansado do fardo do “eu”? Confia em Jesus e descanse.
Deposite este terrível fardo aos pés da cruz e descanse em Jesus.
Declare: A MINH’ALMA DESCANSA EM JESUS


DESCANSAR DO FARDO:

3) O FARDO DO PECADO
O pecado trabalha em nós... e cobra salário:
Romanos 6.23.- 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.


- O pecado vai nos corroendo e, por fim, acaba com a nossa vida.

- O alcoólatra está cansado de beber, mas não consegue parar.
- A prostituta está cansada de vender o próprio corpo, mas não consegue parar.

- A juventude está cansada desta coisa de “ficar”, mas não consegue parar.
- O viciado está cansado de se drogar, mas não consegue parar.
- O adúltero está cansado de adulterar, mas não consegue parar.
- O jogador está cansado da jogatina, mas não consegue parar.

DIGA - O pecado é como água do mar: quanto mais você bebe, mais sede tem, - e logo morre.

Sabe o quê a Bíblia fala sobre isso?
 Os nossos pecados nos afastam de Deus
(Isaías 59.1-2).- ISAÍAS [59]
1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

ISAÍAS [59]
1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

 Os pecadores não entrarão no reino de Deus
 (Apocalipse 21.8).- 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

 Jesus morreu em nosso lugar para nos remir dos nossos pecados (Romanos 3.23-26; - 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

 A salvação é graça recebida por meio da fé (Efésios 2.8-9).

Apelo: Você está cansado do fardo do pecado? Receba Jesus em seu coração.
Deposite este terrível fardo aos pés da cruz e descanse em Jesus.
Declare: A MINH’ALMA DESCANSA EM JESUS

Apelo final:
Você está cansado com o fardo da religião, com o fardo do “eu”, ou com o fardo dos seus pecados? Quem sabe você está carregando estes três fardos? Tá muito pesado? Venha a Jesus. Somente em Jesus há salvação e descanso para o homem
. Venha agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário