Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HUMILDADE NOS TRAZ COMUNHÃO COM DEUS

HUMILDADE NOS TRAZ COMUNHÃO COM DEUS
E FUNDAMENTAL PARA NOSSA COMUNHÃO COM DEUS
TEXTO – 1 PEDRO C5V5B-PORQUE DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES.
(DEUS DA GRAÇA AOS HUMILDES)





Texto - Miquéias 6: 8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andeis humildemente com o teu Deus?
Atos 20:19a- servindo ao Senhor com toda a humildade
Humilde = : Antônimos: arrogante • desumilde • imponente • orgulhoso • soberbo.
Introdução - Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).
Ele continuou a pregar durante os dias de hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.
Mas Jesus não reduziu os padrões. Ele não abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes.
Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exigência eterna de Deus.
Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu próprio modo.
O profeta Miquéias quando ele citou as palavras de Deus:
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andeis humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8).
O que Deus quer de nos a humildade não e dizer que quer que sejamos Pobres,no sentido de penúrias
=E com simplicidade de coração e viver humilde sem arrogância.
II Introdução – humildade Qualidade de humilde: Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = ARROGÂNCIA, ORGULHO
Sentimento de inferioridade. = Demonstração de respeito, submissão. =


Humildade também tem sentido de = . Ausência de luxo. = SIMPLICIDADE,Pobreza, penúria.

Deus nos ensina nesta noite e de vivermos em humildade sem arrogância
I. A Humildade é ensinada ou ordenada nas escrituras
a. Lucas 14:10 - Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa.

Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

I. A Humildade é ensinada ou ordenada nas escrituras
II. Como Deus fala para os que andam em Humildade
a. Provérbios 22:4 "...o galardão da humildade e temor são riquezas, honra, vida..."

b. Provérbios 29:23 - A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.


c. Isaías 57:15 - Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes,

Davi ler = »MATEUS [18]
1 Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?
2 Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
3 e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
III. Exemplos de personagens bíblicas:HUMILDADE
a. Davi - II Samuel 7:18 - Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel;
b. Salomão - I Reis 3:7 - 7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
c. O centurião - Mateus 8:8 - O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
d-. Paulo - I Timóteo 1:15 - 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;

O filho prodigo - Lucas 15 19 - já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.
A parábola do filho prodiga nos dar exemplo de chegarmos ao pai em humildade
JOÃO BATISTA - Lucas c 3 v 16 - respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas;
Parábola de Jesus do Fariseu e do Publicano
DAVID LER - Lucas 18: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
V. O exemplo do nosso Jesus
O Profeta Zacarias profetizou que Jesus seria humilde
a. Zacarias 9:9 – Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta.

b. Filipenses 2:8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Jesus nos da o exemplo de humildade
c. Mateus 11:29 - "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração ; e encontrareis descanso para as vossas almas."

Jesus nos ensina a Andar em Humildade, e nos diz que e será um refrigério e um descanso, para as nossas almas.
As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou não andamos de modo nenhum com ele!
Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio.
Como poderia ele capturar seus corações para moldá -los como os servos humildes que o Pai quer?
Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que o próprio Deus, que deixou sua habitação celestial para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores?

Jesus deu exemplo, ainda mais tocante, é registrado em João 13:1-17. Quando se preparavam para partilhar a refeição da Páscoa, Jesus aproveitou o momento para ensinar uma lição necessária. Os apóstolos jamais esqueceriam esta noite, e Jesus não perdeu a oportunidade para ensinar. Ele tomou uma toalha e água e foi, de discípulo em discípulo, lavando seus pés.
Jesus nos da uma lição de humildade quando não quis ser chamado de bom
Marcos 10:18 - Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus.
Muitos querem ser chamados de bom no meio das multidões
Conclusão - Sem humildade, não serviremos outros como deveríamos, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir.
• Sem humildade, não seremos seguidores.
O homem orgulhoso pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do próprio Deus.
A arrogância também impede nosso entendimento da verdade
• Quem tem arrogância tem a dificuldade em aceitar a correção.
Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz “eu me equivoquei”, pois sua intenção é de aprender, de crescer.
Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: “não foi minha culpa”, porque se acha acima de qualquer suspeita. -------------------
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora e sempre diz: “eu faço o meu trabalho”. ------------------
Uma pessoa humilde diz: “deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir”. A pessoa orgulhosa afirma: “sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo”---------------------
Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez
não devemos pensar que somos melhores do que outros .
"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:10).
1- Porque o orgulho procede de um cristianismo sem cruz
DAVID LER - Em Filipenses 2.5-8 "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz."
Quem quiser andar com Deus precisa ser humilde
O ditado popular diz: “Os humilhados serão exaltados”. A Bíblia diz: “Os que se humilham serão exaltados”.
Caminho para a humildade:
Submissão voluntária Ao governo, aos patrões, aos pais, aos maridos, aos anciãos, aos pastores;Saber seu lugar no corpo de cristo, usando seus dons e talentos para glória de Deus;
• Não reconheceremos nossos próprios defeitos. Somos até capazes de enganar nossos próprios corações para não vermos nosso próprio pecado
• Não perdoaremos o erro dos outros. O orgulho é egoísta, e nos torna facilmente ofendidos e lentos a perdoar.

Para ser humildes:
• Devemos procurar o melhor nos outros e servir aos outros como Jesus fez
• Não devemos pensar que somos importantes (Lc 17.10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Rm 12.3-8).
• Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tg 4.10), não a humilhação forçada.
• Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. (Sl 8).
A humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.É necessária para todos, especialmente para os líderes. Aqueles que receberam dons de Deus (música, pregação, prosperidade) devem usá-los com humildade, do contrário isto pode conduzi-los ao orgulho.
Considerar-se o mais humilde, ou humilde o suficiente, é sinal de não possuir verdadeira humildade.Dizer: “Falta-me humildade” é o princípio dela.C.S. Lewis diz que o primeiro passo para a humildade é compreender que somos orgulhosos. Se pensamos que não somos orgulhosos é sinal de que, na realidade, somos muito orgulhosos (Mero Cristianismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário