Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ARREPENDIMENTO OU MORTE

ARREPENDIMENTO OU MORE
TEXTO: LUCAS C 13 V – 5 - Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
EPOCA ; 35 ANOS DEPOI DE CRISTO
REI : HERODES
Introdução
: Suponha que alguém que lhe cause um grande prejuízo, diz que está arrependido, mas,
apesar de ter condições, nega-se a reparar o dano.
O que você acha, esta pessoa está, de fato, arrependida? OU NÃO ?

a) O verdadeiro arrependimento é de vital importância para todos nós!
- Pergunta: - Como saber se eu, verdadeiramente, me arrependi?
Resposta: - Este texto ilumina duas evidências de um verdadeiro arrependimento:

1. O Verdadeiro Arrependido Tem Consciência do Seu Próprio Pecado –

- Tem gente que pensa que somente àqueles que estão sofrendo é que são pecadores.
Podemos citar os exemplos de Jó, do Apóstolo Paulo e do próprio Senhor Jesus.

1.1 – O verdadeiro arrependido tem consciência de seus ATOS pecaminosos.
 pois, muitos se enganam acerca de si mesmos.

EXISTE membro da Igreja , apesar de não ser convertido na época,
Chegou até a ser batizado, tal era o engano do seu coração.

1.2 – O verdadeiro arrependido tem consciência do seu ESTADO pecaminoso.
- Profunda consciência de estar perdido, sem Deus.
: Romanos 7.24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
- Você tem esta consciência?
Ex - O ladrão da cruz.

Atos c 17 v 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

2) O Verdadeiro Arrependido Manifesta Frutos Dignos De Arrependimento .
O que são estes “Frutos dignos de Arrependimento”?

Resp. è Mudança de vida.
Leia Lucas 3.7- 7 João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

Mateus 21.28-31-
28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.
29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.
30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai?



2.1 – O verdadeiro arrependido permanece plantado na “vinha do senhor”
Trata-se de um ato contínuo; ele produzirá estes frutos até o fim da vida.

Até a velhice dará frutos
Salmo 92.12-14
12 Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano.
13 Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes,

O verdadeiro arrependido = exemplo de Zaqueu.
Lucas c 19 v 8 - Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado

2.2 – O NÃO arrependido será cortado e lançado no fogo.

O destino de todo não arrependido.
Os que ficarão de fora
Apocalípse 22.15 – 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

Todos estes ficarão de fora
Você está nesta lista do livro do Apocalipse?

O ex. do não arrependido o jovem rico:

O grão que cai na terra precisa morrer para poder frutificar.
João 12.24 – 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto
Para ser frutífero é preciso que haja consagração de vida a Deus.

O MACHADO ESTÁ POSTO À RAIZ DA ÁRVORE!

---LEMBRES-SE QUE SAMOS PECADORES
SALMO 51 V 5 - Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.

---O PECADO NOS SEPARA DE DEUS –
ISAIAS C 59 V 2 - mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

--- O HOMEM NÃO PODE SALVAR A SI MESMO
--- CRISTO E O ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO
JOÃO C 14 V 6-Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
ATOS C 4 V 12 - E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

1 TIMOTIO C 2 V 5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

Lucas c 5 v 32 eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento

Luvas c 15 v 7 - Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Apocalipse c 2 v 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;

Conclusão:

Se você tem consciência do pecado e tem produzido “frutos dignos de arrependimento”, pode, então, dizer: Aleluia! Eu verdadeiramente tenho experimentado o arrependimento.

Mas, se você ainda não se arrependeu, lembre-se:
O MACHADO ESTÁ POSTO À RAIZ DA ÁRVORE!
- Examine-se a si mesmo quanto à consciência do seu próprio pecado.
- Examine-se a si mesmo quanto aos “frutos dignos de arrependimento”.
- O quê o Espírito Santo falou ao teu coração?
Você é, de fato, um arrependido?
- Se não é, vá a Cristo agora mesmo, neste exato momento, confesse e peça perdão por seus pecados e arrependa-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário