Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A fé que funciona

A fé que funciona

TEXTO - »SALMOS [40]
1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.
4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.
5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.
7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;
10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem.
12 Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração.
13 Digna-te, Senhor, livra-me; Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14 Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.
15 Desolados sejam em razão da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16 Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor.
17 Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.

TEMA: A FÉ QUE FUNCIONA

ENTRODUÇÃO – MUITOD DIZEM TER FÉ
MAS NA HORA DA PROVA CADE A FÉ
FALAR E FACIO –
Hebreus – c 11 v 1- Ora, a [fé] é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Hebreus c 19 v 38 – diz que - Mas o meu justo viverá da [fé];

Hebreus c 11 v 6 - Ora, sem [fé] é impossível agradar a Deus;

Hebreus registra só no capitulo11 – 24 vezes a palavra fé



A fé que funciona
I - É AQUELE QUE ESTÁ LIGADO À PACIÊNCIA. –
V.1ºsalmo 40 “Esperei com paciência no Senhor

- Esperar não é algo fácil, exige determinação e convicção.

- No Reino espiritual a paciência será sempre prioridade para quem quer a benção.

“Esperei com Paciência” l - traduzido é:guardar, esperar por algo.

“esperei” o verbo está no modo perfeito (passado),

- Aprenda a esperar, não seja impaciente,

Jô é uma testemunha fiel desta verdade.
JÓ 42:10 - O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.

“E o Senhor virou o cativeiro de Jô, .
.
diga a seu irmão - ”.Deus vai remover o seu cativeiro quando você aprender a esperar.

- Veja os resultados da paciência no verso 2 do
Salmo 40.- 2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos

II - É AQUELA QUE DEPOSITA CONFIANÇA INTEGRAL NO SENHOR.
V.4 - 4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança

- Confiar no próximo hoje em dia se tornou um desafio muito grande.
O fato é que nós aprendemos a não confiar em ninguém e por isso nutrimos em nosso interior uma dificuldade muito grande para confiar em Deus também.

DIGA - - A confiança em Deus é a chave da Bem-Aventurança.

DIGA - - Os que confiam em Deus jamais serão confundidos.
»SALMOS [125]
1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

- O Salmista neste Salmo refere-se ao Deus único e eterno a Jeová o único Deus verdadeiro.

- Não adianta ficar correndo atrás de outras alternativas, sejam elas materiais ou espirituais, confiar no Senhor basta!







III - É A QUE LEVA A SÉRIO A PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS.
V.8 - 8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
- A fé que funciona não é a que vive em busca de sacrifícios e malucos irresponsáveis nocivos a saúde, mas que obedece a Palavra de Deus com naturalidade.

- O Salmista diz que Deus não está interessado em sacrifícios mas em obediência voluntária à palavra.
- Sl 40:7 - Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:

IV - É A QUE RECONHECE AS NECESSIDADES COM HUMILDADE.
V.17 - Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim.

Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.

- Ser humilde é uma condição exigida por Deus para se receber qualquer benefício.

- Declare hoje suas necessidades como fez o Salmista.

- A humildade é o caminho mais curto para se chegar ao trono de Deus.
- Não pense que Deus precisa de você, mas você é que precisa de Deus;

- Se humilhe e você verá a chuva da bondade de Deus regar a sua plantação, o seu negócio desenrolar, o seu casamento restaurar e sua vida mudar por completo.

- Lucas 18:14,- 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

- Tiago 4:10,- Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

- II Cr 7:14 - 14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

- DIGA - .A humildade move o coração de Deus em sua direção.

-
CONCLUSÃO: A fé não é um objeto que se compra,
Obediência a Palavra e humildade.Faça prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário